booked.net

Acre tem aumento de 24% nos casos de hanseníase e Campanha Janeiro Roxo alerta sobre combate à doença

Compartilhe:

O estado acreano registrou um aumento de 24% nos casos de hanseníase entre os anos de 2020 e 2021, segundo dados do Programa de Controle da Hanseníase, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Na população em geral, foram registrados 86 casos novos da doença em 2020. Já em 2021, houve salto para 107 novos registros da hanseníase.

No mês de janeiro, que é lembrado pela cor roxa, escolhida para alertar sobre a campanha de combate à hanseníase e para dar ênfase à importância do diagnóstico precoce, a secretaria informou que fez o chamamento a todas as Secretarias Municipais de Saúde para o engajamento na Campanha Janeiro Roxo, Todos Contra a Hanseníase.

O objetivo, conforme a Sesacre é de controlar a Hanseníase, promovendo o diagnóstico e o tratamento correto precocemente, além de difundir informações e desfazer preconceitos.

Ainda conforme o levantamento, as cidades com maior registro de casos no ano passado foram a capital acreana, Rio Branco, com 41 no total, seguido de  Cruzeiro do Sul e Tarauacá (10) casos novos cada uma e sete em Epitaciolândia e Xapuri.

Apenas os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus não tiveram casos novos de hanseníase em 2020.

Via-G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima