Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Acre se mantém como estado com menor taxa de ocupação de UTI Covid, aponta Fiocruz

_________________Publicidade_________________

O Acre se manteve com a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do Brasil e segue fora da zona de alerta. O dado consta no Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado nessa sexta-feira (17).

O estudo avaliou o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados na última segunda-feira (13), quando o estado acreano estava com 9% dos leitos de UTI Covid ocupados.

Porém, neste sábado (18), dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, três estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos está ainda menor, com 4%. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.

Ainda conforme o estudo, apenas os estados de Roraima e Rio de Janeiro estão na zona de zona de alerta intermediário, ou seja, com taxas de ocupação superiores a 60%.

Queda nos casos e óbitos

Os números de casos e de óbitos no Acre por Covid-19 seguem em tendência de redução.

Segundo o boletim, houve uma redução de 6,8% ao dia na última Semana Epidemiológica no número de casos. Já com relação ao número de mortes, a queda foi de 10%.

No caso do Brasil, os casos e óbitos pela doença sofreram a maior queda desde o inicio de 2021. São 12 semanas consecutivas de diminuição do número de mortes, com redução de 3,8% ao dia na última Semana Epidemiológica.

O total de casos também apresenta tendência de redução em todo país, mas com oscilações ao longo das últimas 12 semanas. Foi registrada uma média de 15,9 mil casos e 460 óbitos diários no período de 5 a 11 de setembro.

Pandemia e vacinação no Acre

O Acre registra um total de 87.925 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo último boletim divulgado pela Sesacre. Ao todo, 1.817 pessoas morreram em decorrência da doença. O estado tem 85.935 pessoas curadas da doença desde o início da pandemia.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 742.731 doses na população até essa sexta (17). Dessas, 501.767 foram de primeira dose, 234.973 de segunda e 11.983 pessoas receberam a dose única.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Via-G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas