Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Acre recebe 1,4 mil doses da vacina Coronavac e governo anuncia chegada da Pfizer para segunda (3)

_________________Publicidade_________________

Este é o 16º lote que chega ao estado. Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, as doses da vacina Pfizer serão destinadas apenas para a capital.

O Acre recebeu neste sábado (1º) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Neste 16º lote, são 1,4 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Deste total, segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre), 800 serão para segunda dose dos grupos prioritários da saúde, idosos e segurança, e as outras 600 serão para primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades, e deficiência permanente cadastrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) informou que todas doses que devem chegar ao Acre devem ser destinadas a esses grupo, porque é composto por cerca de 90 mil pessoas.

Além da chegada do novo lote, o governo confirmou que as doses da Pfizer devem chegar ainda na segunda-feira (3).

Este é o segundo lote em dois dias, já que na quinta (29), chegaram 13 mil doses da Oxford-AstraZeneca e 200 doses a CoronaVac.

Para a próxima segunda-feira (3), está prevista a chegada de mais 19.750 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz, todas para primeira dose, e mais de 1.400 doses da Pfizer/BioNtech, totalizando mais de 23 mil doses neste período.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, as doses da vacina Pfizer serão destinadas apenas para a capital, devido a questão de armazenamento da vacina que precisa estar em -20°C por 14 dias e entre 2 e 8°C por 5 dias, devendo ser utilizada em um curto período de tempo. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.

Maio começou com 213 novos casos de Covid-19 neste sábado (1º). O número de mortes também chegou a 1.534 com cinco novos registros em 24 horas. O número de infectados saiu de 77.803 para 78.016, segundo a Sesacre. Com 267 registros de mortes por Covid, abril foi o mês mais letal desde o início da pandemia.

Doses devem ser destinadas a grupos prioritários de todas as cidades do Acre  — Foto: Odair Leal/Secom-AC

Doses devem ser destinadas a grupos prioritários de todas as cidades do Acre — Foto: Odair Leal/Secom-AC

Segunda dose:

  • CoronaVac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.

  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 199.390 doses de vacinas e foram aplicadas 124.334 até essa sexta-feira (30), data da última atualização, sendo 94.112 da primeira dose e 30.222 da segunda. Rio Branco aplicou 56.770 doses e Cruzeiro do Sul 13.645.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

G1 ACRE

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas