19 de maio de 2022   |   01:34  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Acre é o 3º estado que menos vacinou crianças contra a Covid-19

A vacinação infantil começou de forma regressiva de idade. Contudo, com a baixa procura, as autoridades de Saúde se viram na necessidade de ampliar para todas as idades para aumentarem o percentual de imunização.

_________________Publicidade_________________

Foto: Neto Lucena/Secom

O estado do Acre está em terceiro lugar no ranking de unidades federativas que menos aplicaram vacinas em crianças de cinco a 11 anos. Isto quem diz é o levantamento realizado pelo Observatório Covid-19 e divulgado na última sexta-feira (12).

No geral, o Acre fica atrás somente do Amapá (16%) e de Roraima (16,1%). Curiosamente, todos os estados que compõem o top 5 são da região Norte, já que o Tocantins (24,8%) e o Amazonas (25,3%) se destacam depois do Acre.

No estado, a vacinação está disponível a este público desde o dia 17 de janeiro, quando o primeiro lote pediátrico da Pfizer desembarcou no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Na ocasião, mais de 7 mil doses foram distribuídas entre os 22 municípios, ficando quase 3 mil somente na capital.

Mesmo com, aproximadamente, 120 mil crianças se encaixando na faixa etária estipulada e apta a receber a dose em todo o estado, somente 24,6% deste público-alvo se vacinaram após mais de dois meses de campanha de imunização, o que corresponde a quase 29 mil.

Na capital, a situação também é preocupante, tendo em vista que somente 13 mil das 49 mil crianças se imunizaram, correspondendo a 26% do que as autoridades de Saúde buscam alcançar.

Vale ressaltar que, recentemente, a Vigilância Epidemiológica local fez uma campanha de imunização intitulada “Dia D de Imunização Infantil contra a Covid-19” para que o estímulo aos pais e responsáveis fosse gerado e, por conseguinte, levando as crianças às unidades de saúde para serem vacinadas.

“A expectativa era de que pelo menos 80% do público fosse vacinado neste período de dois meses, mas não chegamos nem perto disso”, falou a coordenadora da Vigilância, Socorro Martins, na época em anúncio da campanha.

Naquela ocasião, 18 pontos de vacinação, dentre UBS, Unidades de Referência à Atenção Primária (URAPs) e o Via Verde Shopping tinham sido disponibilizados em toda a cidade para atender à população.

Para vacinar as crianças, basta procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) descritas abaixo. Os postos funcionam das 8h às 12h e das 14h às 16h. Destaca-se que a logística de vacinação funciona de forma diferente, tendo em vista que é preciso ficar de observação na sala de imunização por, pelo menos, 20 minutos após a aplicação.

  • USF Gentil Perdomo da Rocha
  • USF Dr. Mário Maia
  • USF Maria Áurea Vilela Santos
  • USF Vitória
  • USF Platilde Oliveira II

Por ContilNet

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS