20 de maio de 2022   |   14:53  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Acre é destaque em jornal da Rede Globo por ser o segundo estado que menos imunizou contra a Covid-19

_________________Publicidade_________________

O balanço, que se baseia em informações levantadas pelo consórcio de veículos de imprensa, pode sofrer alterações em razão do ataque hacker que impossibilitou a inserção de dados no sistema

O Acre foi destaque no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta segunda-feira (24). Isto porque o estado é um dos únicos do Brasil que concentram baixos índices de vacinação.

No total, o Acre já vacinou 47,09% da população, segundo o levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, ficando na frente apenas de Roraima, que imunizou 41,66%.

A matéria destacou ainda que dentre os cinco estados que registram menores percentuais de imunização com as duas doses da vacina contra a Covid-19, pelo menos quatro são da região Norte.

Além de Roraima e do Acre, que estão em 1º e 2º lugares, o Tocantins (53,9%) e o Amazonas (54,62%) preenchem o restante do top 5, nesta ordem. Apenas o Maranhão (52,11%) não pertence ao Norte, mas aparece no levantamento.

Acre é destaque no telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo. Foto: Reprodução.

Contudo, vale destacar que o estado ficou mais de um mês sem divulgar os números em razão do ataque hacker que culminou no “apagão” dos dados no sistema de informações do Ministério da Saúde.

Como o levantamento feito pelo consórcio se baseia nas informações emitidas pelas Secretarias de Saúde de cada estado, pode ser que os dados disponíveis no sistema não reflitam a realidade.

APELO DE QUEIROGA

Em evento de incentivo à vacinação contra a Covid-19 em Manaus (AM) e em mais sete capitais da região Norte, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo para que acreanos e demais nortistas tomem as vacinas e completem o esquema vacinal.

O pedido de Queiroga é embasado no fato de o Norte ser a região onde as pessoas menos tomaram as duas doses. No Acre, 61,61% da população já tem a primeira dose, o equivalente a 566.240 vacinados. Com a segunda, o percentual corresponde a 47,09%, o que coloca o estado em segundo lugar entre os menos vacinados.

“Preciso pedir a cada um que levem quem vocês conhecem para tomar a segunda dose e a dose de reforço. Só assim vamos ser efetivos para evitar mortes graves por essa doença. Incluímos grupos especiais, como as crianças”, disse.

NÃO VACINADOS

Em pronunciamento feito pelo governador do Acre Gladson Cameli (PP) no último sábado (22), ele afirmou que a vacinação é o principal meio de combate à Covid-19 e à variante Ômicron, que já circula pelo estado e que pode ser a razão para o aumento repentino no número de casos, e defendeu a imunização da população para evitar que os leitos dos hospitais voltem a ser ocupados como ocorreu em 2021.

“No começo desta semana, por exemplo, das cinco pessoas que estavam na UTI, quatro não eram vacinadas. Ou seja, quem ainda não se vacinou corre muito mais riscos. Se você ainda não se vacinou ou não completou todas as doses, vacine-se. Para os pais e a criançada, um recado muito importante: a vacinação infantil já começou e as aulas na rede estadual só vão iniciar quando a grande maioria dos alunos estiver vacinada”, pontuou.

Via-Contilnet

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS

AS ÚLTIMAS

top 10 mais lidas