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A Equivalência na Relação de Casal – Coluna Karol Damasceno

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A atuação das ordens do amor na relação de casal não é a mesma entre a relação de pais e filhos, entretanto, há casais que invertem os papéis.  Quando duas pessoas se encontram e iniciam uma relação, alguns desafios estão sujeitos a acontecer. Cada qual chega à relação com concepções no que diz respeito à forma que foram educados, dentro de seus respectivos sistemas familiares e que receberam o necessário para o seu desenvolvimento e sustento

Quando o parceiro almeja que o outro corresponda às suas expectativas de maneira semelhante às expectativas que têm de seus pais, ou seja, espera receber algo que somente os pais podem dar, faz com que a relação se torne difícil, pois nessa condição, um acredita ser maior que o outro e ambos se desencontram de seus lugares provocando diversos conflitos.

Isso acontece porque aquele parceiro que espera ser atendido em suas fantasiosas expectativas provavelmente está numa posição infantil de apenas receber, e, o outro, se sujeita a colocar-se no lugar de substituição do pai ou da mãe no relacionamento, possivelmente dando mais. Você já parou pra observar a sua relação com o seu parceiro (a)? Percebe que mais desempenha o papel de mãe ou pai do que de mulher ou o homem na relação? 

Portanto, é importante que ambos se olhem e se respeitem como iguais e/ou equivalentes na relação, compreendendo a realidade de cada um sem a intenção de educar um ao outro. Assim, o relacionamento ganha profundidade e fortalecimento para um caminho mais saudável.

A conquista mais profunda se dá quando cada membro do casal consegue aceitar a si mesmo com toda sua história e seu sistema de precedência

Joan Garriga

Karol Damasceno

Filha, mulher, esposa e mãe de dois meninos. Facilitadora de grupos e sessões individuais com Constelação Familiar. Possui formação e supervisão pelo Núcleo de Soluções Sistêmicas de Teresina-PI, formação em Mediação de Conflitos pelo Tribunal de Justiça do Piauí, através da EJUD (Escola Judiciária), realizadora do Projeto Pedagogia Sistêmica em escola pública, estudiosa das relações e comportamentos humanos, com amor pela natureza com suas cores, formas e significados.

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