24 de maio de 2022   |   10:21  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

1° de maio: Entre lutas e conquistas, trabalhadores comemoram seu dia

Data é comemorada em diversos países, além do Brasil. O Dia do Trabalho teve início em 1886 nos Estados Unidos; conheça a história por trás desse dia que relembra as conquistas dos empregados e pontua novas lutas.

_________________Publicidade_________________

Redação Juruá Online

Internacionalmente comemorado, o dia 1º de maio é conhecido como Dia do Trabalhador, data essa que ficou marcada por diversas manifestações ocorrida em maio de 1986.

Na cidade de Chicago (EUA), em 1º de maio de 1986, trabalhadores iniciaram manifestações, buscando melhorias trabalhistas. Entre as principais pautas buscadas, estava a redução da jornada de trabalho de 17h para 08h diária. Houve confronto com a polícia, resultando na morte de vários trabalhadores além de prisões.

Diversas outras manifestações se sucederam pelo mundo, e alguns dos direitos que vigoram até hoje, foram conquistados através dessas primeiras lutas.

No Calendário Litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

Em 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista decidiu que anualmente o dia 1º de maio seria uma data de manifestações e reivindicações pela jornada de trabalho de 08h diárias. Em 1º de maio de 1891, uma manifestação na França, resultou na morte de 10 manifestantes, o que serviu para reforçar ainda mais o significado do dia. Alguns meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas, proclamou a data como dia internacional de reivindicações das condições do trabalhador.

Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 08 h e proclamou o 1º de maio como feriado.

No Brasil a data passou a ser comemorada a partir de 1925, depois que o então presidente Artur Bernardes a declarou feriado nacional. Uma das principais conquistas atribuídas ao dia do trabalhador no Brasil foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), salário mínimo e férias remuneradas, no dia 01 de maio de 1943.

O feriado nacional ainda é bastante comemorado em todo país, muitos sindicatos oferecem programações de lazer e entretenimento para os trabalhadores. Contudo, não se pode deixar no esquecimento as lutas travadas pelos trabalhadores que pagaram com a própria vida para que hoje pudéssemos usufruir de tais direitos.

Ainda hoje é visível a luta de diversas classes trabalhistas para que possam apreciar de mais direitos, pois trabalhadores como autônomos, domésticas, e muitos outros, ainda são “privados” de gozar de direitos assegurados na Constituição. Isso acontece porque a necessidade de trabalho é tamanha que muitos se propõem a trabalhar sem acesso aos direitos básicos assegurados.

Neste dia que ficou marcado por lutas, percas, mas também, de grandes conquistas, a equipe da TV e Rádio Juruá parabeniza a todos os trabalhadores, cNeste dia que ficou marcado por lutas, mas também, de grandes conquistas, a equipe da TV e Rádio Juruá parabeniza a todos os trabalhadores, como jornalistas, agricultores, agentes da saúde, justiça, segurança, educação, autônomos, donas de casas, dentre tantos outros que não conseguiremos citar em apenas um artigo. Continuemos lutando por dias melhores.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS